domingo, 12 de dezembro de 2010

funexpo 2011

Foi dada a largada para o primeiro evento oficial do mercado funerário, o CTAF empresa comandada pelo empresário Lourival Panhozzi realizou no dia 26 do mês de outubro na cidade de Botucatu interior de São Paulo Um encontro de empresas do setor para expor o projeto e oficializar o convite da Fonexpo 2011 que acontecera no Mendes Convention Center em santos (mesmo local da ultima edição.)
Estava presente varia empresas como EX: da Tanatus, a Santa Rita urnas funerárias a samb entre outras de grande porte , Como sempre a folha fúnebre estará de olho para as novas novidades deste evento
O Setor Funerário Nacional se prepara para mais um grande evnto.
O CTAF fará o lançamento da funexpo2011 no dia 26 de outubro.
O evento de lançamento será realizado no Areté Eventos, em Botucatu-SP, a partir das 14h, exclusivamente para fornecedores do setor.
Em breve novas notícias, fotos e a planta da feira.

Leia mais…

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Alguns momentos da feira funerária de Fortaleza CE

Veja como Foi a Feira Funerária de Fortaleza.....
A folha Esteve presente


Leia mais…

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

FEIRA FUNERÁRIA DO ESTADO DO CEARÁ & I FEIRA FUNERÁRIA DO NORTE E NORDESTE


as empresas do norte e nordeste contarão com uma feira extra este ano, como era de se espera o SEFEC – SINDICATO DAS EMPRESAS FUNERÁRIAS DO ESTADO DO CEARÁ realizara uma feira para todos os diretores funerários do Brasil mais especialmente para as empresas que estão situada no eixo norte nordeste. pois bem nos estaremos la para mostra os melhores momentos da feira e quem pitou porla

grave ai !!!!
local: centro de negócios – sebrae
(av. monsenhor tabosa, 777, praia de iracema, fortaleza – ceará)
data: 09 e 10 de setembro de 2010.

contamos com você.

Leia mais…

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

EM BUSCA DE NOVAS ALTERNATIVAS PARA O SETOR FUNERARIO

SETOR FUNERARIO NÃO PODE MAIS FICAR SÓ NO PLANO ASSISTENCIAL




Com o surgimento dos Planos Assistencial na região Nordeste, aconteceu um verdadeiro – BOOM- ou estouro no setor, uma grande revolução para o segmento. As empresas Funerárias ficavam a espera dos clientes, com o advento e implantações dos planos, passaram a ir à busca dos novos clientes e conquistá-los, lhe mostrando as grandes vantagens em ter um plano assistencial.

O setor cresceu, passou a gerar bastante emprego, e inovar trazendo vários benefícios para seus clientes e familiares.

Acho que com o passar dos anos, as empresas do setor de plano assistencial terão que mudar as suas estratégias, visto que já estão ficando meio que podemos dizer na mesmice, sabedor que todas as empresas de plano assistencial, têm um potencial na mão, que poderia ser mais bem trabalhado ou desenvolvido, digo isto e vou tentar explicar o porquê abaixo:

- Segundo as teorias mercadológicas o principal para qualquer empresa seja qual for segmento é ter o CLIENTE, isto todas as empresas de planos assistenciais tem. E mais importante manter o contato todos os meses com estes clientes.

-Os clientes dos planos assistenciais, são na maioria das vezes da seguinte forma – 01 titular – pagante, e 05 dependentes não pagantes, vejo ai uma enorme discrepância, deveria ser ao contrario mais tudo bem.

- Vejo estes dependentes não pagantes com o enorme potencial para ser a aproveitado comercialmente, passando-a a oferece-lhes varias opções extras de serviços. Ai onde entra o consultor, para fazer a diferença, para buscar estes clientes para dentro da empresa e gerar rendas para a mesma.

- Estes clientes, no qual temos todos os dados em nosso cadastro, não pode de forma nenhuma ficar parado ou sem lhe oferecer algo, As empresas tem que manuseá-los para um lado, depois para o outro. Volto a dizer cabe ao Consultor perceber isto, e explorá-lo da melhor maneira.

Dito isto acima tento agora expor ou fazer algumas comparações das diversidades de atuações que vários setores passaram a ter:

Panificadora, hoje em dia não só vende Paes e produtos de massas têm de quase em tudo.
Farmácia, não só vende remédios, passou a ser um minimercado.
Posto de combustíveis é outro setor que diversificou bastante a quantidade de produtos oferecidos aos clientes
Bancos têm uma variedade enorme de produtos há oferece.

Pois bem de uma forma simples, tento falar que há varias maneiras de atuações das empresas que tem planos assistenciais, e o mercado esta de portas abertas e os clientes a espera das novidades.



Joelson da Costa Barbosa
Consultor
Campina Grande-PB
Consultor de Vendas – Grupos BRUSCHETTA
Pick-up & Cia
Tanatu`s Comercial Ltda.
Fundador – Colunista – Folha Fúnebre ALTERNATIVAS

Leia mais…

segunda-feira, 26 de julho de 2010

DO DESPREZO A DIGNIDADE

A aproximadamente 50 a 60 anos atrás, as pessoas financeiramente mais carentes eram sepultadas sem nenhum tipo de regalia. De acordo com registros, principalmente na região Nordeste, o cortejo fúnebre como também o sepultamento acontecia com o corpo do falecido envolvido em uma rede, visto que era a única alternativa que existia. Temos, ainda nos dias de hoje, relatos de que, em algumas poucas cidades, alguns moradores, preservando estes costumes antigos, quando enfermo, pedem para que, ao chegarem há óbito, seus corpos sejam sepultados em redes.

Com o passar dos anos, surge o sepultamento com a utilização de caixões de madeira. Porem no seu surgimento, só havia duas cores (preto ou roxo). A aparência destes caixões causava sentimentos de medo e desconforto para as pessoas que passavam por uma casa mortuária e os via expostos para venda ou freqüentavam um velório no interior de uma casa. Por vezes, o número de pessoas velando o corpo era mínimo. Mesmo com uma aparência não tão atrativa, estes caixões eram exclusividades de cidades mais desenvolvidas, já que nas cidades de pequeno porte não tinha fabricação de caixões já prontos, era necessário esperar que alguém da cidade ou próximo da cidade fabricasse. O que afirmo tem base, também, em relatos do meu avô, o Sr. Bertino Lino da Costa, que na década de 1950 era fabricante de caixões na cidade onde morava, Riacho de Santo Antonio, situada na Região do Cariri Paraibano. Ele faleceu no ano de 2004, com 103 anos de idade.

Com o desenvolvimento da tecnologia, passa a existir a fabricação de caixões de madeira em escala industrial. Estes caixões, agora também conhecidos como urnas ou ataúdes, trazem uma nova aparência. Agora envernizadas, trazendo ornamentações ainda tímidas, com modelos com bíblia ou cruz entre outras opções, a sensação de desconforto que as pessoas vivenciavam era mais amena.

Atualmente, existem urnas com vários aparatos extremamente modernos. Podemos usar como exemplo as urnas totalmente de vidro, as urnas com babados de rendas finas, acolchoadas com cetim, urnas com temas variados (times de futebol, religião...), entre outros modelos.

Recentemente, apareceram os Planos de Assistência Funeral, que com muitos esforços dos empresários deste setor passa a ser implantado no Brasil. No citado plano, diante da fidelidade do cliente pelo tempo contratado, o associado, alem de pagar um valor bem menor do que o de costume tem descontos em vários setores comerciais e prestação de serviços. Desta forma, o Plano de Assistência Funeral consegue alcançar a camada social mais desprovida de recursos financeiros, além de proporcionar-lhe um sepultamento mais digno.

Entende-se que, estes serviços prestados por empresários do setor funerário vêm sendo conquistado com muito trabalho e deve perdurar por muito tempo, visto que, trazem benefícios a população de todas as camadas sociais, tanto da zona urbana como também da zona rural.

Joelson da Costa Barbosa
joelsomrep@hotmail.com
Consultor
Campina Grande-PB
Consultor de Vendas – Grupo Bruschetta
Tanatus Comercial Ltda.
Pick-up & Cia
Fundador – Colunista – Folha Fúnebre

Leia mais…

sábado, 19 de junho de 2010

Empresários se reúnem para combate o micro seguro.

Ao que parecem vários empresários do certo funerário do nordeste se reunirão nestes sábado dia 19 de junho de 2010 no estado do ceara,
O motivo deste encontro é manter o combate ao micro seguro, umas das soluções apontadas é a criação de uma cooperativa de credito, ou seja, uma seguradora; que possa dar subsidio aos donos de planos assistenciais sem ter que liberar a carteira de credito das empresas para os grandes bancos.
Que bom que se esta chegando a uma solução!!!! A pergunta é será que vai dar certo ?

Boa sorte ....
Ficamos no aguardo

Leia mais…

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Agradecimentos aos visitantes

Gostaríamos de agradecer a todos os visitantes do Brasil Paraguai Uruguai e Colômbia

nosso agradecimentos pelo acesso. Continue acessando e divulgando esse espaço pois ele é seu !!! um grande abraço da redação folha fúnebre

Leia mais…

sexta-feira, 14 de maio de 2010

V encontro mineiro de diretores funerários

A folha fúnebre traz para você informações sobre a v encontro mineiro de diretores funerários como sempre trazendo informações sobre hospedagem locais alternativos para os visitantes que desejam ir para esta feira


confira....


Dias: 13 e 14 de agosto de 2010
Local: “tauá hotel e convention”
3º maior complexo de eventos do brasil e o maior de minas gerais.
BR 381 a 45 km de belo horizonte
cidade de roças novas – caeté - mg

RESERVE SUA HOSPEDAGEM
Contato: (31) 3236-1900 (Falar com Graciane ou Kênia)
Site: www.taua.com.br
E-mail: eventostaua@taua.com.br


Preços de hospedagem diferenciada para o V Encontro Mineiro dos Diretores Funerários

Além de ser um evento para a negociação de fornecedores e diretores funerários, o "V Encontro" é uma otima oportunidade de confraternização, as famílias desfrutarem não só do evento em si, mas também do excelente Hotel Tauá que tem um charme em suas estalações alem de ser muito confortavel



Você não pode pede venha!!!!

A equipe do SINDINEF esta muito confiante quanto a o grande sucesso do "V Encontro". Isso porque unificara dois grandes requisitos que são os fornecedores de grande porte, diretores funerários de todo o país, em um local com uma grande infra-estrutura e comprometimento de organização do Sindicato o resultado esperado é um evento de qualidade.

Leia mais…

domingo, 7 de março de 2010

Funerárias serão multadas por abordagem em hospitais

Ver uma pessoa arrasada, chorando em frente a algum hospital dá a impressão de que ali, naquele momento, alguém morreu. Em Canoas, esse comportamento representa uma permissão. É o sinal verde para o lobby das funerárias. Para preservar a integridade do cidadão e regulamentar o serviço, a prefeitura prepara lei que obriga os conhecidos papa-defuntos a manter distância de 500 metros das instituições de saúde, caso contrário, serão multados.Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Simone Leite, a proposta, que será encaminhada nos próximos dias à Procuradoria Geral do Município (PGM), determinará regras, sujeitas a fiscalização e multas. Uma delas propõe o afastamento mínimo de 500 metros dos hospitais, valendo para abordagem de clientes, para a sede da funerária e para os veículos. Apenas será permitida a aproximação para o deslocamento do corpo.– Existe uma lei de 1978, mas está defasada. Com a aprovação da nova legislação, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Vigilância Sanitária fiscalizarão o cumprimento das normas – afirma Simone.O último acordo entre as 18 empresas do setor, em prática há quatro anos, estabelece que cada uma delas tenha direito a 12 horas de plantão no Hospital Nossa Senhora das Graças e mais 12 horas no Hospital de Pronto Socorro. Para o proprietário de uma funerária, que trabalha há mais de 25 anos na cidade, Irajá Cardoso, essa prática de rodízio é comum devido ao crescimento do ramo. Ele acredita que seria necessário uma melhor seleção das funerárias:– A concorrência é grande. Também achamos chato a abordagem, mas ninguém é obrigado a aceitar. Aliás, os plantões nem dão resultado. Faz dois meses que não consigo um cliente no rodízio.

– A concorrência é grande. Também achamos chato a abordagem, mas ninguém é obrigado a aceitar. Aliás, os plantões nem dão resultado. Faz dois meses que não consigo um cliente no rodízio.- Capital é um exemploO presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Prestação de Serviços Funerários do Estado, Luiz Brum, reprova os plantões em hospitais e diz que o fato também ocorre em outras cidades. Brum cita Porto Alegre como modelo a ser seguido. Na Capital, há mais de 10 anos, a Central de Atendimento Funerário orienta sobre valores e empresas disponíveis no setor. Ele considera excessivo o número de funerárias canoenses e aconselha maior rigor na entrada de novas empresas.Simone afirma que o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (Comude) sugeriu um limite de estabelecimentos. A ideia está em análise.Segundo o presidente do Comude, Francisco Biazus, outra sugestão é a realização de revezamento entre as funerárias no atendimento à população de baixa renda que recebe o auxílio-funeral. Atualmente, a prefeitura, por meio de licitação, contrata uma única empresa. Por mês, são concedidos cerca de 30 benefícios.

ENTENDA O CASO
> O serviço é regido por uma lei de 1978. A prefeitura considera a regulamentação defasada
> Há pelo menos quatro anos, as 18 funerárias de Canoas têm um acordo informal para os plantões nas casas de saúde. Cada uma delas têm direito a 12 horas de permanência no Hospital Nossa Senhora das Graças e mais 12 horas no Hospital de Pronto Socorro. Uma semana à noite e outra durante o dia
> Com a mudança, as empresas terão que manter uma distância de 500 metros dos hospitais e não poderão fazer abordagem. O descumprimento implicará em multa. Os clientes deverão procurar as funerárias
> Hoje, ao perceber uma família chorando, os conhecidos papa-defuntos se aproximam para oferecer os serviços
> Caixões, coroas e demais artigos não poderão ser expostos na parte externa da funerária
> O projeto de lei será encaminhado para a apreciação da Procuradoria Geral do Município (PGM) e dos vereadores

Leia mais…

sábado, 6 de março de 2010

Prefeitura determina que urnas funerárias tenham brasão oficial

Um medida tomada pela prefeitura de Feira de Santana, distante 105 km de Salvador, está sendo critica pela população que considera a ideia bizarra e constrangedora para quem precisa do auxílio funeral no município.
Segundo determinação da administração municipal, todas as urnas funerárias doadas às famílias de baixa renda, devem levar o brasão oficial do município estampado em local bem visível.


A secretaria de Ação Social argumenta que a decisão tem como objetivo evitar que as urnas funerárias sejam comercializadas por pessoas inescrupulosas. A explicação não tem convencido, nem mesmo aos vereadores que dão sustentação ao governo municipal.
A vereadora Eremita Mota, da base governista, solicitou que a medida seja revista pela prefeitura, para evitar o constrangimento das famílias que são beneficiadas pelo auxílio funeral.

Leia mais…

Concorresncia é bom - oito empresas concorre a prefeitura do Rio Preto.

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Administração, informa que a partir desta terça-feira (26/1) oito empresas são as responsáveis pela concessão dos serviços funerários no município durante os próximos 10 anos. Todas elas foram selecionadas no processo de licitação do município.De acordo com o secretário de Administração, Antônio Inácio Buzzini Oliveira, estas empresas terão de atender as exigências do governo, que estabelece uma tabela com limites de valores para serviços funerários, que vão de R$ 250 até R$ 10 mil, seguindo as definições do Sefesp -Sindicato das Empresas Funerárias do Estado de São Paulo.

“A partir de agora, a população poderá escolher dentre oito empresas, qual o pacote de serviços que melhor lhe agrada. Há 20 anos a concessão dos serviços era realizada por apenas duas empresas, sem uma tabela base de valores e serviços”, explica Buzzini.
O contrato também estabelece que estas empresas efetuem o pagamento de 15% do faturamento anual ao município, o que representa, durante os próximos 10 anos, a previsão de arrecadação de cerca de R$ 14 milhões, que serão revertidos em melhorias para a cidade.
As empresas vencedoras da licitação são: Fortaleza Assistência Familiar Rio Preto Ltda; Ana Elizabeth Prado Sanchez Nova Granada ME; Custódio & Aredes Ltda Me, Funerário Canaã; Serviços de Luto Perpétuo Socorro Rio Preto Ltda; Organização Social de Luto Rio Preto Ltda; Leonor Conchal ME; Empresa Funerária Bom Pastor Ltda e Marques Serviços Funerários Ltda.
Confira a tabela básica de padrão dos serviços funerários:

Padrão1: R$400 - inclui urna de madeira envernizada, com seis alças metálicas, parreira, incluindo demais artefatos, atendimento e cerimonial;
Padrão2: R$450 – inclui urna de madeira envernizada, com seis alças parreira, verniz alto brilho e serigrafia (sem visor) – além de demais artefatos, atendimento e cerimonial;
Padrão3: R$500 – inclui urna de madeira envernizada, com seis alças parreira, verniz alto brilho e serigrafia (com visor) – além de demais artefatos, atendimento e cerimonial;
Padrão infantil: R$250 – inclui urna branca de madeira infantil, com demais artefatos, atendimento e cerimonial

Leia mais…

Mulher 'ressuscita' em funerária da Colômbia

BOGOTÁ (AFP) - Uma mulher de 45 anos 'ressuscitou' quando o corpo era preparado para o sepultamento em uma funerária da cidade colombiana de Cali, informa a imprensa local.
O caso surpreendente, descrito pelos médicos como "síndrome de Lázaro", aconteceu na madrugada de terça-feira, cinco horas depois da mulher ter sido declarada morta na clínica em que havia sido internada na segunda-feira em estado grave, por uma doença neurológica.
"Os instrumentos eletrônicos aos quais a paciente estava conectada mostravam que não tinha pressão arterial, nem frequência cardíaca", afirmou o médico Miguel Ángel Saavedra.

Ele explicou que o médico responsável pelo caso e a enfermeira chefe da clínica assinaram o atestado de óbito. Pouco depois, funcionários de uma funerária levaram o corpo, que seria preparado para o enterro.
"Quando seria aplicado o formol, a paciente começou a respirar novamente e a fazer movimentos", disse Saavedra.
"Não há uma explicação científica para o fato", completou.A mulher, que não teve a identidade revelada, foi novamente internada na mesma clínica e e está em coma

Leia mais…

quinta-feira, 4 de março de 2010

O sentido de um cerimonial

Hoje em dia no mercado funerário, vale muito o serviço prestado ao cliente. Mas sabemos que, não é toda empresa que presta um serviço de qualidade! Alem do que, rodado esse Brasil podemos presenciar que muitas empresas pararão no tempo, e continuando o velho desenho animado de sempre. “Um velho em uma cadeira de balanço com um cachimbo na boca, uma bermuda nos joelhos, a camisa aberta até a metade da barriga e finalizando um monte de caixão exposto esperando alguém para comprar” podemos dizer que este desenho e antigo e decadente, porem existe.

Para uma verdadeira empresa funerária o certo não é vender a matéria prima, que é a urna funerária é ter uma verdadeira gama de serviços EX: cerimonial, um translado em uma transporte de qualidade “carro funerário”, profissionais com uma qualidade no atendimento que saiba recepcionar, que tenha sensibilidade no momento vivido pelo cliente que ali estar, uma central de velório de qualidade, um tanatorio “sala de tanato” um plano serio que cumpra o contrato estipulado. Entre outros serviços que vem qualificar a empresa. Para iniciarmos uma serie de noticias sobre serviços mostramos dicas de um cerimonial mostrado pelo consultor Charles Moura Paiva a seqüência de uma cerimônia. 1º deve-se recolher o Maximo de informação da pessoa falecida para que possa ser utilizado em um texto que será lido em minutos antes da retirado do caixão para o translado. 2º pode - se criar um vídeo book com fotos de momentos memoriais e festivos com a família, amigos etc. onde será exibido durante o velório. 3º utilizarão um fundo musical sem voz para aumenta a sensibilidade e a beleza da Cerimônia durante o velório 4º será aberto um momento para quem quiser fazer uma fala de despedida ou ultima homenagem ao ente querido (Obs. e sempre bom saber quem é e o gral de parentesco da pessoa que vai homenagear, para que não aja contratempos). A musica utilizada poderá ser tocada por um musico como saques, violino, piano ou um equipamento de som com boa qualidade. A equipe de cerimonial devera estar de terno ambos os sexo. Finalizando queremos deixa o que é a essência de um cerimonial Sensibilizar e embelezar o ultimo momento de uma ser amado e respeitado por tantos

Leia mais…

domingo, 21 de fevereiro de 2010

inauguração da Central de Velórios e Funerária do plano Sempre

O Grupo Vila inaugura neste sábado (30/01), no município de Assú, a Central de Velórios e Funerária do plano Sempre de assistência funeral, primeiro centro de velorio

Leia mais…

3º curso de Tanatopraxia de Campina Grande De 26 a 29 de Janeiro de 2010

O 3º curso de Tanatopraxia de Campina Grande De 26 a 29 de Janeiro de 2010 promovido pelo grupo bruschetta (santa Rita e Montefiori) Tanatus e Ctaf Com Prof. Dr. Oisenyl José Tamega Prof. Dr. Progresso José Garcia

Confira um pouco...

Leia mais…

Contato redacaoFolhaFunibre@gmail.com